terça-feira, 26 de julho de 2011

Mosqueiros no Araguaia






Buenas Moçada!
parte dos Mosqueiros Moscões estiveram pescando no Rio Cristalino, um afluente do Rio Araguaia no mês de Julho!
O Álvaro e eu, mais os amigos Léo, Toninho e Ivo, estes da turma do Biru, mais os amigos Odair Rosseto, Adilson Bello, Murilo Rosseto e Nelson passamos uma semana numa pousada nas margens do Rio Araguaia.
O lugar é de cinema. Calor o tempo todo e peixe... muito peixe.
Saímos de Porto Alegre dia 8/07, às 8:00 da manhã rumo a Brasília, num voo da Gol que durou pouco mais de duas horas.
Quando chegamos no aeroporto, depois de pegarmos as bagagens e os tubos de varas, encontramos com nossos grandes amigos Rosseto e Adilson. De lá fomos álugamos um Celta e fomos até a casa do Rosseto para almoçarmos. Almoçamos, descansamos um pouco e dê-lhe estrada. De Brasília até o porto "Fio Velasco", nas margens do Araguaia são mais ou menos 630 km.
Fizemos a viagem em duas etapas, de Brasília fomos até São Miguel do Araguaia, com uma parada em Porangatu para jantarmos. Comemos uns espetinhos de picanha e de frango que deixaram saudades! Que coisa bem boa! E bem servida!
De Brasília a Porangatu são 410 km, via BR 080 e BR 153 (a famosa Belém - Brasília) e depois mais 130 até São Miguel.
Chegamso em São Miguel por volta das 23:00 e fomos direto ao hotel onde o Nelsão já estava hospedado.
Banho e Sono.
Levantamos cedo, tomamos café e meta estrada denovo. Desta vez mais 50 km até Luiz Alves, numa estrada nova, asfalto lisinho e dê-lhe pau no Celtinha. Olha, me surpreendi com o carrinho. Com 4 dentro, mais bagagens era 120 130 direto. Mas ressalto: as estradas permitiam, pois eram retas intermináveis sem ninguém para atrapalhar. De Luiz Alves mais 45 km de chão batido até o Fio Velasco. Estradinha nova, pedindo "pé direito".
Chegamos no Fio Velasco e os piloteiros já estavam nos esperando para a nossa viagem de uma hora e vinte navegando rio abaixo até a pousada.
Chegamso lá e nos instalamos. Isso era mais ou menos umas dez e meia da manhã de sábado dia 9.
almoçamos e aí o bicho pegou!!!!
fomos para o Rio.
Pescamos a maioria do tempo com iscas artificiais, pois as piranhas não davam trégua para as moscas. Dava pena de ver os streamers atados com tantocapricho pelo Jorjão voltares despedaçados. Mas.... cest la vie!
Ainda insisti e consegui pegar uma dúzia, ou pouco mais de tucunas no fly.
A nossa rotina era a seguinte: café da manhã às 6:30, e lá pelas 7:15 já estávamos embarcados e voando até o Cristalino. Nesta hora, chegávamos até a sentir um pouco de frio, mas éra só nesse tempo de navegação, pois quando parávamos e começávamos a pescar, logo o calor do Mato Grosso mostrava as caras!
Pescávamos até o meio dia, vinhamos para a pousada almoçar, tomar um banho no Araguaia, num canal em frente à pousada infestado de piranhas, mas elas não incomodavam! Uma sestiada e de volta par o rio, até o cair do sol.
Foram "miles" de capturas. Perdemos as contas. Tucunarés, aruanãs, pequenas cacharas e até uma micro pirarara saiu na artificial do Ivo. Piranhas tinha mais que chinês!
Buenas!
Pra encurtar o relato, foram seis dias de muita pesca, gozações, brincadeiras e muita parceiria!
Valeu a pena.
Espero poder voltar lá no próximo ano!
Forte abraço.
Nilo




Um comentário:

  1. ao nilao!! ó nós aí rapaz!!!
    joguei meu nome no google e apareceu essa página!!
    bm demais essa pesca hein?
    abração!!

    ResponderExcluir